Cerca de 30 pessoas participaram da primeira reunião de construção do Dia Nacional da Juventude (DNJ). Atividades como missão solidária, gesto concreto e tendas temáticas devem ser confirmadas como novidades para a edição deste ano. O encontro foi realizado na tarde do último sábado (29) no Centro Social Marista (Cesomar) Ir. Beno, local que vai acolher o evento no dia 20 de outubro, Dia Mundial das Missões.
Após conhecer as instalações do Cesomar, os jovens estudaram a temática desta edição do evento. Em sintonia com a Campanha da Fraternidade, o tema é “Juventude e missão”, o lema é “Jovem: Levante-se, seja fermento!” e a iluminação bíblica foi extraída de Jeremias 1, 17b, “Quanto a você, arregace as suas mangas, levanta-se e diga a eles tudo que eu mandar. Não tenha medo".
Em seguida os jovens partilharam ideias que poderão ser realizadas durante o evento, como uma missão solidária no Núcleo Social Papa João XXIII e bairros vizinhos, onde será realizado o DNJ, e envolver os participantes em um gesto concreto que possa beneficiar aquela comunidade.
Além de shows e celebrações, os jovens aconselharam a criação de tendas temáticas com oficinas culturais, exposição de projetos e iniciativas que valorizam a vida da juventude e até outros espaços como o de orientação espiritual.
Os jovens também pensaram no processo de divulgação. Um dos indicativos é promover um concurso para escolha do cartaz e de uma música para o evento. Essas e outras ideias serão analisadas e encaminhadas pela coordenação geral, juntamente com as equipes de trabalho. A previsão é definir a programação oficial no início do mês de agosto.
Desde 1986
O Dia Nacional da Juventude surgiu como gesto concreto da Pastoral da Juventude por ocasião do Ano Internacional da Juventude, decretado pela ONU em 1985. A primeira edição do evento aconteceu em 1986. Deste então, no final do mês de outubro, a data é marcada pela mobilização de milhares de jovens, em todo o país, para celebrar como igreja a vida da juventude. Na arquidiocese de Maringá, o DNJ é organizado pela Pastoral da Juventude com apoio do Setor Juventude.
Gelinton Batista / PJ Maringá
Nenhum comentário:
Postar um comentário