
O Diário do Norte do Paraná apresenta em sua edição de sábado, número 9.999, de dois de Setembro de 2006, matéria sobre a Pastoral da Juventude (PJ) abordando sua história e características numa página inteira do jornal.
Com o título
“Pastoral da Juventude: A voz dos jovens católicos”, a reportagem é veiculada na coluna VIBE, onde o jornalista Elton Hebner descreve as origens, os objetivos e os valores da PJ, além de apresentar dados da realidade em Maringá.
Hebner teve como base para seu texto as informações do site da PJ da Arquidiocese de Maringá (
http://www.pjbmaringa.pop.com.br/), o qual ele localizou num portal de busca da internet. Navegando pela página, também encontrou os dados para contato com as coordenações e entrevistou Cecília e Hudson, da coordenação arquidiocesana.
A diagramação é composta por fotos retiradas do site que retratam momentos recentes da história da PJ como o Jubileu de Prata e a 12ª Assembléia da PJB, ambos sediados em Maringá no ano passado. As imagens formam uma cruz e no meio dela o símbolo da Pastoral da Juventude é o destaque.
O jornal ainda divulga o Dia Nacional da Juventude (DNJ), apresentando o tema e o local onde será realizado este ano em Maringá, na Paróquia São Francisco de Assis, Jardim Alvorada.
Com este destaque no principal jornal da cidade de Maringá e um dos maiores do estado do Paraná, o trabalho da Pastoral da Juventude, em prol de “um outro mundo possível”, ganha repercussão positiva em toda região de abrangência do O Diário e principalmente na sociedade maringaense.
Sem dúvida essa é uma demonstração da força da PJ em nossa Igreja e do comprometimento dos nossos jovens com o Projeto de Cristo. Jovens que “ousam olhar para frente” evangelizando outros jovens por meio dos grupos, do rádio, do impresso e da internet. Jovens que enfrentam a resistência dos sistemas opressores e até de membros da própria Igreja. Ao mesmo tempo, quando todo esso trabalho parece comum, sua repercussão revela que, diante de um mundo contemporâneo tão fragmentado em suas relações e seus valores, ser da PJ é ser notícia.
Gelinton Batista – Equipe de Comunicação