07 agosto, 2006

JOVENS PROMOVEM ENCONTRO SOBRE A EVANGELIZAÇÃO DA JUVENTUDE


Entre os dias 4 e 6 de Agosto de 2006, a Pastoral da Juventude (PJ) da Arquidiocese de Maringá realizou na Chácara Marista, à margem do rio Ivaí no município de Doutor Camargo, um encontro de formação para estudo do Caderno de Estudos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), nº 93, cujo tema é a “Evangelização da Juventude”. Participaram mais de 50 jovens, inclusive lideranças da Pastoral Juvenil Marista, a qual se encontra num processo de aproximação com a PJ.

Essa atividade, promovida pela coordenação diocesana, tem, como um de seus objetivos, o propósito de atualizar as coordenações de grupo, paróquias e regiões sobre os desafios contemporâneos no trabalho com a juventude e, de forma especial, com a PJ.

O condutor dos trabalhos foi o jovem Marcos Roberto - seminarista e estudante do 4º ano de Teologia do Instituto Paulo VI de Londrina - que explicou inicialmente o significado de evangelização, ressaltando as ações que a fazem de fato acontecer. Posteriormente, apresentou justificativas históricas na evolução da humanidade para compreensão da realidade plural, por isso complexa, que vive a sociedade atual. Em seguida, o foco foi a Pastoral da Juventude em suas especificidades, organização estrutural e opção pedagógica. Completando o itinerário proposto, a análise do Caderno de Estudos nº93 (elaborado pelos bispos do Brasil na Assembléia Nacional da CNBB, em Maio desse ano) permitiu a compreensão das pistas de ação para “Evangelização da Juventude” indicadas pela Igreja do Brasil.

Encerrando o encontro, o Padre Ivaldir Camaroti, assessor arquidiocesano da PJ, celebrou uma missa marcada pela alegria e satisfação do aprendizado adquirido durante os três dias. Outro momento marcante durante a celebração foi a benção de envio com água do rio Ivaí. Assim como todas as juventudes, esse rio sofre com as ações não evangélicas do homem pós moderno e seu exemplo de luta e resistência para chegar ao mar é estímulo para os jovens que sonham e constroem no mundo, no Brasil e em nossa Arquidiocese a Civilização do Amor.


Serviço:
O site da Pastoral da Juventude (http://www.pjbmaringa.pop.com.br/) disponibiliza, para download, o conteúdo estudado no encontro como o Caderno nº93 da CNBB e um excelente artigo com o tema “Evangelização da Juventude na Arquidiocese de Maringá”, cujo autor é o Marcos Roberto, seminarista.

3 comentários:

Chapolim disse...

É isso ae galera, esse encontro foi mir de bom(bem, pelo menos até a hora que fiquei né...). Espero que a energia sentida lá chegue até as nossas bases.
Um forte abraço
Chapolim

Anônimo disse...

Foi mto boa essa formação!!!
O Marcos nos trouxe mtas informações interessante e importantes para a evangelização da juventude; o lugar era lindo; a missa ao ar livre foi maravilhosa, com direito até à presença de macaquinho (hehehe); e fizemos amizades maravilhosas...
Grande abraço todos!!!

Anônimo disse...

correção: macaquinhos!!!
começou a aparecer 1 monte deles!!!